Filtros de ar para compressor de ar comprimido.
Em um sistema sob pressão os filtros de ar são encontrados em dois lugares: na entrada de ar do compressor e na tubulação (entre o compressor e os seus consumidores: máquinas, ferramentas de ar e etc).
Os filtros de entrada de ar protegem o compressor de qualquer poeira e sujeira que ele poderá aspirar. O filtro de entrada de ar é o filtro mais importante do compressor pois partículas em suspensão são o inimigo número 1 do equipamento. A entrada de poeira irá provocar o desgaste do elemento compressor, das válvulas e de outras partes. O filtro de ar ajuda também na durabilidade do óleo do compressor, do separador de óleo, dos filtros de óleo e de todas as outras partes móveis.
Manutenção dos filtros de ar
Os filtros de ar para compressores devem ser limpos e substituídos regularmente. Normalmente a substituição do filtro de entrada de ar faz parte da rotina do serviço padrão. Em ambientes com muito pó e sujeira deve-se limpá-los regularmente. Um compressor de ar com filtro de entrada sujo tem a sua capacidade de produção reduzida acarretando em prejuízo para a indústria.
Além disso, se o compressor está instalado em um ambiente muito empoeirado ou sujo, o ideal é colocar o equipamento em uma casa de compressor arejada. Isto vai poupar um monte de problemas de manutenção (filtros de ar entupidos e super aquecimento dos compressores).
Caixa do filtro de ar
Na maioria das vezes, os filtros de ar dos compressores estão dentro de algum tipo de caixa de plástico. Não remova ou abra este compartimento pois ele é uma parte essencial do sistema de filtração. Isso porque 80% do pó é removido pela ação de um elemento dentro dessa caixa. Os 20% restantes são removidos pelo filtro de ar em si.
Observando a carcaça do filtro nota-se um tipo de “fuga de pó”. Abra-a de vez em quando para remover a poeira que se acumula ao longo do tempo.
Escolha do filtro de ar
Alguns itens devem ser analisados para a escolha de um filtro de ar de qualidade:
- A eficiência da filtragem: é a percentagem de pó que é removido a partir do ar;
- A taxa de fluxo: fluxos maiores exigem filtros de ar maiores. Se o fluxo for muito grande para o tamanho do filtro de ar, a queda de pressão ao longo do filtro vai tornar-se demasiadamente alta;
- A capacidade de resistência a poeira: com o tempo, mais e mais poeira vai se acumulando no filtro de ar do seu compressor. Este pó acumulado gera queda de pressão que pode diminuir consideravelmente a produção do compressor.